terça-feira, 1 de maio de 2012

O que é o Queratocone?


O queratocone é uma ectasia não inflamatória, auto-limitativa, da parte axial da córnea, que se caracteriza por adelgaçamento progressivo e encurtamento da córnea central. À medida que a córnea fica mais fina e encurvada, o paciente sobre diminuição de visão, moderada ou grave, consoante a extensão do tecido da córnea afectado. Tipicamente, a perda de visão pode ser corrigida, numa fase inicial, com óculos; mais tarde, o astigmatismo irregular requer a adaptação de lentes de contacto rígidas . As lentes de contacto proporcionam uma superfície de refracção uniforme, pelo que melhoram a a acuidade visual.

Quando o queratocone é diagnosticado pela primeira vez:

• As lentes de contacto acabarão por ser necessárias

• Cerca de 20% dos doentes acabam por necessitar da cirurgia da córnea

• A córnea pode fazer cicatrizes, mesmo usando lentes de contacto.

• O prognóstico é imprevisível e a evolução variável.

• A doença não provoca cegueira, mas pode comprometer a qualidade de vida, apesar de o paciente com queratocone, normalmente poder continuar a ler e a conduzir.

A incidência de queratocone na população geral é de 0.15% a 0.6%. o aparecimento do queratocone ocorre na adolescência - a idade média para o seu aparecimento é de dezasseis anos - mas existem casos em que o seu aparecimento ocorreu aos seis anos. O queratocone raramente se desenvolve depois dos trinta anos e é igualmente preponderante nos dois sexos, sendo na maioria dos casos bilaterais (nos dois olhos). Regra geral a patologia desenvolve-se assimetricamente; o seu diagnóstico no segundo olho tem lugar cerca de cinco anos depois do diagnóstico no primeiro. O processo da doença mantém-se activa durante cerca de 5 a 7 anos, podendo vir a estabilizar por muitos anos. Durante a fase activa, a alteração pode ser rápida; poderá haver necessidade de readaptar as lentes de contacto com uma periodicidade de 3 a 4 meses. A gravidez pode activar o processo da doença
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Recomendamos ...