quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ceratocone: conheça este distúrbio das córneas e os possíveis tratamentos


Dificuldades em enxergar mesmo com óculos, visão distorcida e coceira nos olhos são alguns sintomas desta doença silenciosa.

Consultas periódicas, uso de lentes rígidas e não coçar os olhos ajudam pessoas com ceratocone.

Poucas pessoas sabem, mas uma visão distorcida e borrada com imagens múltiplas e até halos em torno das luzes pode ser sinal de um distúrbio mais grave nos olhos conhecido como ceratocone.  Esta doença causa uma alteração no formato da córnea, aumentando sua curvatura e ocasionando a progressão do astigmatismo.

Esta disfunção na curvatura das córneas – que ficam em formato de cone – é gradativa e irreversível. O ceratocone provoca uma diminuição da qualidade visual, deixando a percepção de imagens embaçadas e distorcidas. “Indivíduos com familiares com ceratocone são mais propensos a ter essa alteração na córnea”, explica o oftalmologista Wesley Bonafe, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Bonafe esclarece que o ceratocone costuma se manifestar no início da adolescência e, entre os principais sintomas, está dificuldade em enxergar, mesmo com o uso dos óculos. “Os portadores de ceratocone devem ser acompanhados de perto por um médico oftalmologista, com consultas frequentes para avaliar a evolução da doença”, analisa. 

Coceira nos olhos
Um dos principais conselhos dos médicos aos pacientes com ceratocone é evitar coçar os olhos. Esta ação pode aumentar a progressão da doença, piorando ainda mais a qualidade na visão. Por isso, a recomendação está no uso contínuo de colírios lubrificantes e antialérgicos que ajudam a evitar a coceira ocular. 

“O ato de coçar os olhos pode acelerar a degradação (afinamento) do estroma corneal. A córnea é divida em cinco camadas e o estroma é a camada mais grossa da córnea (cerca de 85% da espessura total). Assim acelerando a progressão do ceratocone”, explica Henock Borges Altoé, oftalmologista do Hospital Villa-Lobos.

Lentes especiais
Casos mais leves do ceratocone podem ser tratados com uso de óculos. Já as lentes de contato rígidas são indicadas para correções mais acentuadas da visão. “Como no ceratocone a córnea fica deformada e na maioria das vezes essa deformação não é regular, a lente de contato rígida quando adaptada sobre a córnea regulariza essa deformação, promovendo dessa forma uma visão mais nítida para o paciente”, analisa Altoé.

O oftalmologista ressalta que as lentes de contatos gelatinosas não conseguem regularizar a superfície da córnea porque são elaboradas com materiais maleáveis – o que mantém as irregularidades pré-existentes. “No entanto, em casos leves de ceratocone essa lente pode ser uma opção”, pondera. 

Não tem cura?
A única cura possível para o ceratocone é o transplante de córnea. Embora o astigmatismo e a miopia residuais ainda podem ser um problema.  “O transplante só é recomendado quando nenhum outro tratamento foi bem sucedido ou quando existe alguma opacidade na córnea que impeça a visão. É a última escolha de tratamento”, pondera o dr. Henock Borges Altoé. 

Além dos óculos e das lentes de contatos rígidas, o oftalmologista cita outros dois tratamentos possíveis para pessoas com ceratocone. O chamado Crosslinking, procedimento que utiliza a radiação de luz ultravioleta combinada a instilação de riboflavina. 

Este processo aumenta a rigidez do colágeno corneano, na tentativa de reduzir a progressão do ceratocone e até mesmo produzir uma leve melhora da curvatura inicial. E o implante de anel intraestromal, também conhecido como Anel de Ferrara, consiste na inserção de anéis transparentes, biocompatíveis e rígidos dentro da córnea na tentativa de reduzir sua curvatura. 

O oftalmologista Wesley Bonafe reforça que os portadores de ceratocone podem levar uma vida normal, desde que sejam acompanhados de perto e tenham a correta correção óptica. “Deve ter os cuidados com a manipulação da lente de contato para evitar complicações devido ao uso delas e sempre ter um óculos como opção”, explica. “Com as tecnologias atuais e a variedade de opções na adaptação correta de lente de contato rígida, a visão pode ser restaurada na maioria dos casos e os paciente manter uma vida normal”, completa. 

Informação retirada daqui

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Recomendamos ...